14 setembro - Festa de Exaltação de Santa Cruz

14-09-2015 11:43

Festa de Exaltação de Santa Cruz

 

Contemplemos hoje com fé a cruz de Cristo. Trazemos em nossa carne as marcas desta paixão. Hoje vamos repensar nossas dores e sofrimentos e sofrer unidos ao Senhor Jesus. Assim nosso sofrimento receberá uma dimensão salvífica. Estamos pregados na cruz que Cristo. Ontem, instrumento horrível de dor; hoje, sinal vivo e eterno de amor!

Temos duas origens para o início das Festas da Santa Cruz. Uma delas é a festa de Exaltação de Santa Cruz, realizada em Roma (dia 14 de setembro) e na Gália (03 de maio – chamada Invenção de Santa Cruz), por ocasião da descoberta da Santa Cruz por Santa Helena (fato este que se deu, segundo a historia, no dia 03 de setembro do ano de 320), mãe de Constantino.

Outra interpretação seria a recuperação e reconstituição da Santa Cruz por Heráclito, que conduziu o Santo Lenho pelo Calvário, após tê-lo reconquistado das mãos dos persas, fato esse que se deu no dia 03 de maio.

O dia 3 de Maio é o Dia da Santa Cruz, rezar 1000 vezes Jesus nos seguintes termos:
 
Na Cruz reza-se um Credo e Pai-Nosso. Colocar junto à Cruz a nossa intenção.
 
Rezar 10000 vezes Jesus. No final de cada terço, reza-se o seguinte:
 
"Se no dia da minha morte Satanás vier tentar-me dele eu não terei medo, pois no dia da Santa Cruz eu disse  mil vezes Jesus.Amem"