Consagração

31-10-2018 01:05

 

 

Consagração aos Corações de Jesus e de Maria

 

Sacratíssimos Corações de Jesus e de Maria,
a Vós me consagro,
assim como toda minha família.
Consagramos a Vós nosso próprio ser,
toda nossa vida, tudo o que somos,
tudo o que temos, e tudo o que amamos.

A Vós damos nossos corações e nossas almas,
a Vós dedicamos nosso lar e nosso país,
conscientes de que,
através desta Consagração nós, agora,
prometemo-Vos viver cristãmente
praticando as virtudes da nossa religião,
sem nos envergonharmos de testemunhar a fé.

Ó Sacratíssimos Corações de Jesus e de Maria,
aceitai esta humilde oferta de entrega de cada um de nós,
através deste acto de Consagração.
Nossa esperança é colocada em vós,
com a certeza de que jamais seremos confundidos.
Sacratíssimo Coração de Jesus, tende misericórdia de nós. Amem



 

 

 

Acto de consagração da família ao Sagrado Coração de Jesus

 

Esta fórmula, aprovada por S. Pio X em 19 de Maio de 1908, deve ser usada como tal – sem alteração, portanto – para obter as indulgências. O Acto de Consagração é recitado de joelhos, tanto pela família como pelo sacerdote; não podendo este estar presente, o chefe de família dirigirá a cerimónia.

 

Ó Sagrado Coração de Jesus,/ Que fizestes saber a Santa Margarida Maria/ o Vosso ardente desejo de reinar sobre as famílias cristãs,/ olhai para nós, aqui reunidos neste dia/ para proclamar o Vosso absoluto domínio/ sobre o nosso lar.

De agora em diante nos propomos, pois,/ levar uma vida semelhante à Vossa,/ de modo que entre nós floresçam/ as virtudes pelas quais Vós prometestes a Paz na terra/ e, para isso,/ nós queremos afastar do meio de nós/ o espírito mundano/ que Vós tanto aborreceis.

 

Reinai sobre o nosso entendimento/ pela simplicidade da nossa Fé. Reinai sobre os nossos corações,/ por um ardente amor por Vós;/ e que a chama deste amor/ se conserve sempre viva nos nossos corações,/ pela frequente recepção da Divina Eucaristia.

Dignai-Vos, ó Divino Coração,/ presidir aos nossos encontros familiares,/ abençoar os nossos empreendimentos, tanto espirituais como temporais,/ afastar todas as preocupações e cuidados,/ santificar as nossas alegrias/ e suavizar as nossas penas. E se algum de nós tiver, alguma vez,/ a desgraça de ofender/ o Vosso Sacratíssimo Coração,/ lembrai-lhe a grandeza da Vossa Bondade e Misericórdia/ para com o pecador arrependido.

E, por fim, quando soar a hora da separação/ e a morte mergulhar em luto o nosso lar,/ que, nessa hora, todos/ e cada um de nós/ se encontre resignado com os Vossos eternos desígnios,/ e procure a consolação no pensamento/ de que um dia voltaremos a encontrar-nos no Céu,/ onde cantaremos os louvores e as bênçãos/ do Vosso Sagrado Coração/ por toda a Eternidade.

Que o Imaculado Coração de Maria/ e o glorioso Patriarca S. José/ Vos apresentem esta nossa Consagração,/ e dela nos recordem todos os dias da nossa vida.

Glória e Louvor ao Divino Coração de Jesus,/ nosso Rei e nosso Pai.