NOVENA de PENTECOSTES (DO ESPÍRITO SANTO)

31-05-2019 11:43

 

A novena de Pentecostes é a mãe de todas as novenas. É o curto período entre a Ascensão de Nosso Senhor aos Céus, quarenta dias após a Sua Ressurreição, e a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos. Por nove dias, os discípulos e a Virgem Maria se reuniram no Cenáculo, atendendo ao pedido do próprio Jesus: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual me ouvistes falar, quando eu disse: 'João batizou com água; vós, porém, dentro de poucos dias sereis batizados com o Espírito Santo'" (At 1, 4-5).

(A Novena começa no dia após a solenidade da Ascensão, sexta-feira da 6ª semana de Páscoa, mesmo se a Solenidade da Ascensão for transferido para o 7º domingo)

A novena em honra do Espírito Santo é a mais antiga de todas as novenas desde que foi feito pela primeira vez sob a direção de Nosso Senhor quando Ele enviou os Seus apóstolos de volta a Jerusalém para aguardar a vinda do Espírito Santo no primeiro Pentecostes. Ele ainda é o único novena oficialmente prescrita pela Igreja. Destinatários da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, é um apelo poderoso para a luz ea força e amor tão necessária por todos os cristãos.

  • Para ser recitado diariamente durante a Novena:
  • Acto de Consagração ao Espírito Santo

De joelhos:

 Eu, perante a grande multidão de testemunhas celestiais ofereço-me de corpo e alma, a Vós, Eterno Espírito de Deus. Eu adoro o brilho da Vossa pureza, o entusiasmo infalível da Vossa justiça e o poder de vosso amor. Vós sois a Força e a Luz da minha alma. Em Vós, eu vivo, movo-me e sou. Eu nunca desejo ofender-Vos por infidelidade à graça e eu rezo com todo o meu coração para me manter fora do menor pecado contra Vós. Guardai misericordiosamente todos os meus pensamentos e permiti que eu possa sempre prestar atenção à Vossa Luz, ouvir a Vossa Voz e seguir as Vossas graciosas inspirações. Eu ligo-me a Vós e ofereço-me a Vós e peço que pela Vossa Compaixão por mim na  minha fraqueza. Sustentado nos pés trespassado de Jesus, olhando para as Suas Cinco Chagas e confiar no Seu Precioso Sangue e adorando o Lado Aberto e ferido do Seu Coração, eu Vos imploro, Espírito adorável, socorro da minha fraqueza, para me manter na Vossa graça, para que eu nunca possa pecar contra Vós. Dai-me a graça Ó Espírito Santo, Espírito do Pai e do Filho, para Vos dizer sempre e em toda parte,"Fala Senhor porque o teu servo ouve." Amém.

 

 *   Oração pelos Sete Dons Do Espírito Santo

Ó Senhor Jesus Cristo,  que antes de ascenderes ao céu prometestes enviar o Espírito Santo para terminar o Vosso trabalho nas almas dos Vossos Apóstolos e Discípulos,  dignai-Vos conceder-me o mesmo Espírito Santo para que Ele possa aperfeiçoar  na minha alma, o trabalho da Vossa graça e do Vosso amor. Concedei-me o Espírito de Sabedoria, para que eu possa desprezar as coisas perecíveis deste mundo e aspirar depois somente às coisas que são eternas; o Espírito da Compreensão, para iluminar a minha mente com a luz da Vossa divina verdade; o Espírito do Aconselhamento, para que eu possa sempre escolher o caminho seguro para agradar a Deus e ganhar o céu; o Espírito de Fortaleza, para que eu possa suportar a minha cruz Convosco e possa superar com coragem todos os obstáculos que se opõem à minha salvação; o Espírito do Conhecimento, para que eu possa conhecer a Deus e conhecer-me a mim mesmo e crescer com a perfeição na ciência dos Santos; o Espírito da Piedade, para que eu possa achar o serviço de Deus doce e amável; e o Espírito do Temor, para que eu possa ser preenchido com uma amorosa reverência para com Deus e possa ter pavor de Lhe desagradar. Marcai-me, querido Senhor, com o sinal de Vossos verdadeiros discípulos, e animai-me em todas as coisas com o Vosso Espírito. Amém.

--------------------------------------------------------------------------

PRIMEIRO DIA

(Sexta-Feira ou Sexta-Feira depois da Ascensão de 6 Semana da Páscoa)

Espírito Santo! Senhor da Luz! A partir do auge da Vossa iluminação celestial, dai-nos o Vosso radiante brilho!

O Espírito Santo

Só uma coisa é importante - a salvação eterna. Só uma coisa, portanto, deve ser temida – o pecado. O pecado é o resultado da ignorância, fraqueza e indiferença O Espírito Santo é o Espírito de Luz, da Força e do Amor. Com o Seu dom sétuplo Ele ilumina a mente, fortalece a vontade, e inflama o coração com o amor de Deus. Para garantir a nossa salvação, devemos invocar o Espírito Divino diariamente, porque "O Espírito ajuda nossa enfermidade. Nós não sabemos devidamente o que havemos de rezar, Mas o próprio Espírito, Ele Próprio, pede por nós."

Oração

Deus Eterno e Todo-Poderoso, que nos concedestes a regeneração pela água e pelo Espírito Santo, e nos tens dado o perdão de todos os pecados, dignai-Vos enviar do céu sobre nós o Vosso Espírito sete vezes, o Espírito de Sabedoria e da Compreensão, o Espírito do Aconselhamento e da Fortaleza, o Espírito de Conhecimento e da Piedade, e preenchei-nos com o Espírito Santo do Temor. Amém.

Um Pai Nosso e Ave Maria. Glória ao Pai sete vezes. Acto de Consagração, Oração pelos Sete Dons

 

SEGUNDO DIA

(Sábado de 6 Semana da Páscoa)

Vinde, Pai dos pobres. Vinde, tesouros que perduram; Vinde, Luz de tudo o que vive!

O DOM DO TEMOR

O dom do temor preenche-nos com um respeito soberano por Deus, e faz-nos temer nada mais do que ofendê-Lo por causa do pecado. É um temor que surge, não do pensamento do inferno, mas de sentimentos de reverência e submissão filial ao nosso Pai celestial. É o temor que é o princípio da sabedoria, destacando-nos dos prazeres mundanos que poderiam de alguma forma separar-nos de Deus. "Os que temem o Senhor prepararão os seus corações, e d’Ele  santificarão as suas almas."

Oração

Vinde, abençoado Espírito de Santo do Temor, penetrai no meu íntimo, para que eu possa ajustá-lo a Vós, meu Senhor e meu Deus, perante a minha face,  para sempre,  ajuda-.me a evitar todas as coisas que podem ofender-Vos, e fazei-me digno de comparecer perante o olhos puros de Vossa Majestade Divina, no céu, onde Vós habitais reinais na unidade da sempre Abençoada Trindade sempre, o mundo de Deus sem fim. Amém.

Um Pai Nosso e Ave Maria. Glória ao Pai sete vezes. Acto de Consagração, Oração pelos Sete Dons

 

TERCEIRO DIA

(7º Domingo de Páscoa ou da Ascensão transferido)

Vós, o melhor de todos os consoladores, Visitando o peito conturbado, Concedei-nos a paz refrescante.

O DOM DA PIEDADE

O dom da Piedade gera nos nossos corações um afecto filial para com Deus, como nosso Pai amorosíssimo. Ele inspira-nos a amar e a espeitar em intenção das Suas pessoas e pelas coisas a Ele consagradas, bem como aqueles que são investido com a Sua autoridade, a Sua Abençoada Mãe e os Santos, a Igreja e sua Cabeça visível, os nossos pais e superiores, o nosso país e os seus governantes. Ele, que é preenchido com o dom da Piedade encontra na prática de sua religião, não um dever pesado, mas um delicioso serviço. Onde há amor, não há trabalho.

Oração

Vinde, Ó Bendito Espírito da Piedade, possuí o meu coração. Inflamai nele um tal amor a Deus, para que eu possa somente achar satisfação no Seu serviço, e por amor a Ele submeto-me a toda a legítima autoridade. Amém.

Um Pai Nosso e Ave Maria. Glória ao Pai sete vezes. Acto de Consagração, Oração pelos Sete Dons

 

QUARTO DIA

(Segunda-Feira da 7ª Semana de Páscoa)

Vós, na labuta da arte doce e reconfortante, Agradável frescura no calor, conforto no meio da aflição.

O DOM DA FORTALEZA

Pelo dom da Fortaleza a alma é fortalecida contra o medo natural, e apoiada até o fim no cumprimento do dever. A fortaleza confere à vontade o impulso e a energia que a move  para empreender sem hesitação as tarefas mais árduas, para enfrentar perigos, para esmagar o desrespeito humano, e para suportar sem reclamar o lento martírio da tribulação, mesmo ao longo da vida. "Aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo."

Oração

Vinde Ó Abençoado Espírito da Fortaleza, sustentai a minha vida no tempo da angústia e da adversidade, sustentai os meus esforços depois de santidade, reforçai a minha fraqueza, dai-me coragem contra todos os assaltos dos meus inimigos, para que eu nunca possa ser superada e separado de Vós, meu Deus e maior Bem. Amém.

Um Pai Nosso e Ave Maria. Glória ao Pai sete vezes. Acto de Consagração, Oração pelos Sete Dons

 

QUINTO DIA

(Terça-Feira, da 7ª  Semana de Páscoa)

Luz Imortal! Luz Divina! Visitai estes Vossos corações, E preenche o nosso ser mais íntimo!

O DOM DO CONHECIMENTO

O dom do conhecimento permite à alma avaliar as coisas criadas no seu verdadeiro valor - na sua relação com Deus. O conhecimento desmascara a pretensão das criaturas, revela o seu vazio, e chama a atenção para o seu único e verdadeiro propósito como instrumentos ao serviço de Deus. Mostra-nos o amoroso cuidado de Deus, mesmo na adversidade, e direcciona-nos para O glorificarmos em todas as circunstâncias da vida. Guiados pela sua luz, nós colocamos à frente as coisas principais, e estimamos a amizade de Deus, além de tudo. "O conhecimento é uma fonte de vida para aquele que o possui."

Oração

Vinde, Ó Espírito Santíssimo do Conhecimento, e fazei com que eu perceba a vontade do Pai; mostrai-me o nada das coisas terrenas, para que eu possa entender a sua vaidade e usá-las apenas para Vossa glória e minha própria salvação, olhando sempre para além delas, para Vós  e a Vossa recompensa eterna. Amém.

Um Pai Nosso e Ave Maria. Glória ao Pai sete vezes. Acto de Consagração, Oração pelos Sete Dons

 

SEXTO DIA

(Quarta-Feira da 7ª de semana da Páscoa)

Se Vós puserdes a Vossa  graça à distância, nada de puro ficará no homem, todo o que tem de bom  ficará doente.

O DOM DA COMPREENSÃO

A compreensão, como dom do Espírito Santo, ajuda-nos a compreender o significado das verdades da nossa santa religião. Pela fé nós os conhecemos, mas pela Compreensão que aprendemos a apreciá-los e saboreá-los. Permite-nos penetrar no significado intrínseco das verdades reveladas e, através delas, sermos vivificados na novidade de vida. A nossa fé deixa de ser estéril e inactiva, mas inspira um modo de vida que é um testemunho eloquente da fé que está em nós; começamos a "andar

de maneira digna de Deus em todas as coisas agradáveis, e crescendo no conhecimento de Deus".

Oração

Vinde, Espírito da Compreensão, e iluminai as nossas mentes, para que possamos conhecer e acreditar em todos os mistérios da salvação; e posamos merecer finalmente ver a luz eterna na Vossa Luz; e na luz da glória ter uma visão clara de Vós e do Pai e do Filho. Amém.

Um Pai Nosso e Ave Maria. Glória ao Pai sete vezes. Acto de Consagração, Oração pelos Sete Dons

 

SÉTIMO DIA

(Quinta-Feira da 7ª de semana da Páscoa)

Curai as nossas feridas – renovai a nossa força; Sobre a nosso secura derramei o Vosso orvalho, Lavai e afastai as manchas das culpas.

O DOM DO ACONSELHAMENTO

O dom do Aconselhamento dota a alma com prudência sobrenatural, o que lhe permite julgar prontamente e com razão, o que deve fazer, especialmente em circunstâncias difíceis. O aconselhamento aplica os princípios fornecidos pelo Conhecimento e Compreensão para os inumeráveis casos concretos ​​que nos confrontam no curso de nosso dever diário, como pais, professores, funcionários públicos e cidadãos cristãos. O aconselhamento é o senso comum sobrenatural, um tesouro inestimável na procura da salvação. "Acima de todas essas coisas, rezai ao Altíssimo, para que Ele possa dirigir o teu caminho na verdade."

Oração

Vinde, Espírito do Aconselhamento, ajudai e guiai-me em todos os meus caminhos, para que eu possa sempre fazer a Vossa Santa Vontade. Inclinai o meu coração para o que é o bem; virai-o para longe de tudo o que é mal, e dirigi-me para o estrito caminho dos Vossos mandamentos para a meta da vida eterna que eu anseio.

Um Pai Nosso e Ave Maria. Glória ao Pai sete vezes. Acto de Consagração, Oração pelos Sete Dons

 

OITAVO DIA

(Sexta-Feira da 7ª de semana da Páscoa)

Dobrai o coração e a vontade teimosos, derretei o frio amornai o quente. Guiai os passos que erram.

O DOM DA SABEDORIA

Incorporando todos os outros dons, como a caridade, abrangendo todas as outras virtudes, a Sabedoria é o mais perfeito dos dons. Sobre a sabedoria está escrito "todas as coisas boas vieram para mim com ela, e inumeráveis ​​riquezas através de suas mãos." É o dom da Sabedoria que fortalece a nossa fé, fortalece a esperança, aperfeiçoa a caridade, e promove a prática da virtude no mais alto grau. A Sabedoria ilumina a mente para discernir e apreciar as coisas divinas, na apreciação de que as alegrias terrenas perdem o seu sabor, enquanto a Cruz de Cristo produz a doçura divina de acordo com as palavras do Salvador: "Toma a tua cruz e segue-me, pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

Oração

Vinde, Espírito de Sabedoria, e revelai à minha alma os mistérios das coisas celestiais, na sua superior grandeza, poder e beleza. Ensinai-me a amá-los acima e além de todas as alegrias e satisfações passageiras da terra. Ajudai-me a alcançá-los e possuí-los para sempre. Amém.

Um Pai Nosso e Ave Maria. Glória ao Pai sete vezes. Acto de Consagração, Oração pelos Sete Dons

 

NONO DIA

Nono dia (sábado, vigília de Pentecostes)

Vós, sobre aqueles que cada vez mais Vos confessar e Vos Adoram, nos Vossos sete dons, Descei; Dai-lhes conforto quando morrem; Dai-lhes vida na Vossa altura; Dai-lhes alegrias que nunca terminem. Amém

Os frutos do Espírito Santo

Os dons do Espírito Santo aperfeiçoam as virtudes sobrenaturais, permitindo-nos  aplicá-los com maior docilidade à inspiração divina. À medida que crescemos no conhecimento e no amor de Deus, sob a orientação do Espírito Santo, o nosso serviço torna-se mais sincero e generoso, a prática da virtude mais perfeita. Tais actos de virtude deixam coração cheio de alegria e de consolo e são conhecidos como frutos do Espírito Santo. Estes frutos, por sua vez, tornam a prática da virtude mais atraente e tornam-se um poderoso incentivo para ainda maiores esforços ao serviço de Deus, para servir Quem está a reinar.

Oração

Vinde, Ó Divino Espírito, preenchei o meu coração com os Vossos frutos celestiais, A Vossa caridade, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, brandura e temperança, para que eu nunca mais me canse ao serviço de Deus, mas, por continuar em fiel submissão, por Vossa inspiração, possa merecer estar para sempre em união Convosco no amor do Pai e do Filho. Amém.

Um Pai Nosso e Ave Maria. Glória ao Pai sete vezes. Acto de Consagração, Oração pelos Sete Dons