Terceiro Domingo do Advento

13-12-2015 11:31

 

 

 

Evangelho segundo São Lucas 3,10-18

Naquele tempo, as multidões perguntavam a João Baptista: «Que devemos fazer?».
Ele respondia-lhes: «Quem tiver duas túnicas reparta com quem não tem nenhuma; e quem tiver mantimentos faça o mesmo».
Vieram também alguns publicanos para serem batizados e disseram: «Mestre, que devemos fazer?».
João respondeu-lhes: «Não exijais nada além do que vos foi prescrito».
Perguntavam-lhe também os soldados: «E nós, que devemos fazer?». Ele respondeu-lhes: «Não pratiqueis violência com ninguém nem denuncieis injustamente; e contentai-vos com o vosso soldo».
Como o povo estava na expectativa e todos pensavam em seus corações se João não seria o Messias,
João tomou a palavra e disse-lhes: «Eu batizo-vos com água, mas está a chegar quem é mais forte do que eu, e eu não sou digno de desatar as correias das suas sandálias. Ele batizar-vos-á com o Espírito Santo e com o fogo».
Tem na mão a pá para limpar a sua eira e recolherá o trigo no seu celeiro; a palha, porém, queimá-la-á num fogo que não se apaga».
Assim, com estas e muitas outras exortações, João anunciava ao povo a Boa Nova».
 

********************************

Senhor, Jesus Cristo.

Nós acreditamos em ti, nós gostamos da Tua Palavra. Nós queremos viver o teu mandamento

novo do amor, apesar de muitas vezes, fazermos o contrário.

Nós comprometemo-nos a relevar a Tua Luz na vida e nos gestos de cada dia.

Nós estamos decididos a levar a tua Luz a todas as pessoas que vivem na escuridão e nas trevas do ódio e do desespero.

Senhor Jesus Cristo, põe a tua Luz em nossos corações, para que sejamos filhos, mensageiros e testemunhas da Luz…

 

Oração enquanto nós acendemos a terceira vela - a vela de esperança (Um membro da família ilumina a terceira vela, além de na semana anterior)

Nas trevas se acendeu uma luz, no deserto clamou uma voz. anuncia-se a boa notícia: O Senhor vai chegar!

Preparai os seus caminhos. Adornai vossa alma como uma noiva se adorna no dia do casamento. Já chega o mensageiro. João Baptista não é a luz, mas anuncia-nos a luz. Quando acendemos estas três velas cada um de nós quer ser tocha que ilumine e que Vos faça brilhar, chama para que possas aquecer.

Vem, Senhor, vem salvar-nos, envolvei-nos na vossa luz, aquecei-nos no vosso amor.